Como Cuidar de Plantas e Flores Artificiais

cuidados flores artificiais, flores artificiais, flores permanentes, plantas artificiais, plantas permanentes -

Como Cuidar de Plantas e Flores Artificiais

Como Cuidar de Plantas e Flores Artificiais

O ano de 2020 nos provou muitas coisas e, dentre elas, a importância de se cercar de elementos que nos conectem com a natureza. Esta tendência, já reconhecida pela arquitetura, é chamada de design biofílico.

Mas sabemos que nem todo mundo tem o dedo verde e que cuidar plantas reais não é para todos! Há ainda diversas situações em que plantas e flores artificias são as mais adequadas ou ate preferíveis. Quando usar plantas e flores artificias:

  • Não pode, sabe ou não quer cuidar de plantas e flores naturais;
  • Deseja adicionar um toque de verde em ambientes com pouca luz;
  • Quer uma solução prática e bonita para agregar elementos da natureza à decoração, dentre outros.

As plantas e flores artificiais tem ganhado muitos adeptos recentemente pois além de encontrarmos flores permanentes lindas e de qualidade com facilidade, elas ainda não precisam de água ou fertilizante, não perdem folhas e requerem manutenção mínima! Mas é importante lembrar que as flores e plantas e flores artificiais ainda precisam de cuidados para mantê-las com boa aparência, em especial no que concerne à poeira já que o acúmulo desta é bem acentuado em plantas e flores permanentes.

Cheiro de Saudade - limpar o po das plantas artificiais - rua 25 de março

Assim, para manter a aparência das plantas e flores artificiais é importante limpar o pó regularmente e, ocasionalmente, limpá-la mais profundamente. A Cheiro de Saudade é uma loja de plantas e flores artificiais, vasos e artigos de decoração localizada na região da 25 de Março, em São Paulo. Contamos ainda com a loja online que faz entregas para todo o Brasil! Hoje a nossa equipe traz todas as dicas pra cuidados com plantas e flores artificiais para vocês neste post!

Com que frequência se deve limpar plantas e flores artificiais?

As plantas e flores artificiais ficam tão empoeiradas quanto qualquer outro objeto. Portanto, a rotina de limpeza da casa deve incluir as plantas e flores permanentes. Utilizar um espanador de microfibra uma vez por semana evita que o pó se acumule e que se torne cada vez mais difícil de remover.

Suas plantas e flores artificiais também devem receber uma limpeza profunda com certa regularidade. Assim, se você tem o hábito de remover o pó com frequência, basta fazer a limpeza profunda a cada seis meses.

Limpeza Profunda de Plantas e Flores Artificiais

Limpar suas plantas e flores artificiais não é difícil e você provavelmente tem tudo de que precisa à mão. Flores de seda são mais delicadas e requerem cuidados especiais. Mas para folhagem de plástico, poliéster ou seda mais resistente, você pode utilizar um destes três métodos.

  1. O Método do Chuveiro (ou Mangueira)

Cheiro de Saudade - limpeza de plantas artificiais no chuveiro - rua 25 de março

Colocar suas plantas no chuveiro ou na mangueira, é uma maneira rápida e fácil de remover e enxaguar a poeira. Você vai precisar de um saco de lixo (ou plástico filme), espanador (ou pincel, ou aspirador de pó) e suas plantas e flores permanentes.

Limpe as folhas usando um pequeno pincel ou um espanador de microfibra (você também pode usar um aspirador de pó fixado com o acessório da escova para sugar a poeira, mas a sucção pode ser muito forte para algumas plantas e flores artificiais mais delicadas).

Enrole um saco de lixo ou plástico filme em torno de todas as partes da planta que não devem ser molhadas (como o musgo no vaso da planta, por exemplo ) e sele o topo do saco com barbante ou fita adesiva.

Use água fria do chuveiro ou da mangueira para enxaguar as folhas, o caule e a superfície da planta ou onde houver poeira.

Coloque sua planta em uma toalha ou na sombra para secar.

  1. O Método Folha por Folha

Cheiro de Saudade - limpeza de flores artificiais - rua 25 de março

Este método é um pouco mais trabalhoso, mas ainda pode ser feito rapidamente. Você só precisa de um pano úmido e não precisar mover suas plantas e flores artificiais pela casa.

Use um pano de microfibra úmido para limpar sua planta, folha por folha.

Se a planta for grande, pode ser necessário enxaguar o pano empoeirado antes de terminar. Apenas passe o pano em água fria até que esteja quase limpo, em seguida, esprema o excesso de água até que o pano esteja apenas úmido e continue limpando folha por folha.

  1. O Método do Vinagre

Cheiro de Saudade - limpeza plantas artificiais vinagre - rua 25 de março

Se você passou muito tempo sem limpar suas plantas e flores permanentes, pode ser que a água por si só não seja suficiente pra limpar toda a sujeira. Nestes casos você pode adicionar um pouco de vinagre branco à água. O vinagre ajudará a limpar a camada mais profunda de poeira.

Crie uma solução com meia porção de vinagre e meia porção de água em um borrifador. Pulverize suas plantas e flores artificiais com a solução. Para casos bem difíceis, deixe a solução de vinagre descansar por cerca de cinco minutos.

Use um pano úmido e limpo para limpar o máximo possível de vinagre e poeira.

Limpeza de Flores de Seda

As flores de seda requerem cuidados especiais. Por causa da forma como as flores de seda são construídas e dos corantes utilizados na fabricação das mesmas, a limpeza com líquidos pode fazer com que as cores escorram e manchem as flores. Se você quiser tentar um método úmido, especialmente em flores coloridas, teste primeiro em uma área imperceptível.

Mas há uma solução de lavagem a seco que não prejudica suas flores de seda, usando fubá ou sal para limpar suavemente a poeira das pétalas e folhas.

Pegue um saquinho de plástico tamanho grande do tipo ziploc ou uma fronha velha e encha-o com ½ xícara de fubá ou ½ xícara de sal.

Adicione seu arranjo à bolsa ou fronha, se couber. Caso contrário, remova uma haste de cada vez de seu arranjo e adicione-as à sua bolsa (você terá que fazer isso algumas vezes). Observe onde cada haste se conecta ao arranjo para coloca-la de volta no lugar certo após a limpeza.

Feche sua bolsa ou torça sua fronha e agite suavemente para que o sal ou fubá esfolie as flores artificiais.

Retire o arranjo ou as hastes e sacuda o sal ou fubá. Você pode também utilizar um secador de cabelo (na configuração fria) para remover todos os grânulos restantes de fubá ou sal.

Se aplicável, substitua as hastes em sua planta e repita o processo para cada seção.

Limpeza de Flores Artificiais com Spray de Cabelo

Cheiro de Saudade -limpar flor artificial spray de cabelo - rua 25 de março

Se você precisa de uma maneira rápida de fazer com que suas plantas e flores artificiais pareçam limpas sem o trabalho mais meticuloso de realmente remover a poeira, borrife suas plantas e flores artificiais com uma camada de spray de cabelo e agite-as para limpá-las. O spray de cabelo vai desalojar um pouco da poeira e deixar um brilho, de modo que suas plantas ficarão limpas e brilhantes por mais um tempinho.

Não tem mistério e nem dá tanto trabalho assim! Para manter suas plantas e flores artificiais limpas e viçosas, é necessário ter uma rotina de limpeza do pó! Tente espanar suas plantas com um espanador ou pano uma vez por semana como parte de suas tarefas domésticas regulares. Isso evita que a poeira forme uma camada grossa e que requer uma limpeza profunda.

***

A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe dedicada e especializada em ajudar os nossos clientes a concretizar qualquer idéia que eles possam ter – arranjos de centro de mesa, vasos de orquídeas permanentes, buquês de rosas permanentes, jardim vertical, dentre outros! Também contamos com diversas decoradoras e designers que são nossas parceiras e podem auxiliar nossos clientes em projetos mais elaborados como paisagismo, cenografia para fotos e festas! Atendemos a todos os nossos clientes com muito prazer, seja na nossa loja da região da Rua 25 de Março, seja na nossa loja online! Esperamos a sua visita!

***

Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!