Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos

apartamentos pequenos, decoração -

Dicas de Decoração para Apartamentos Pequenos

Apartamentos pequenos têm se tornado uma grande tendência nos últimos anos, principalmente em grandes cidades. Apesar de parecer desafiador decorá-los devido ao seu espaço reduzido, há dicas que podem te ajudar a otimizá-lo e deixá-lo bonito e aconchegante.

 

Decorar apartamentos pequenos pode parecer um desafio, já que muitas pessoas não sabem como otimizar o espaço reduzido do imóvel. Mas saber deixar apartamentos pequenos bonitos e funcionais, ao mesmo tempo, tem sido uma necessidade cada vez maior, já que os modelos desse tipo de imóvel, conhecidos como lofts e studios, tornaram-se tendência e têm crescido cada dia mais, principalmente nas grandes cidades.

Valorizar um imóvel pequeno requer atenção máxima aos detalhes, pois eles fazem toda a diferença na decoração sem ocupar grandes espaços. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este conteúdo especial com dicas de decoração para apartamentos pequenos. Do funcional ao belo, há técnicas que podem te auxiliar a deixar o seu lar aconchegante e dar a impressão de que ele é maior do que o seu tamanho real.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Permanentes-Decorar-Apartamento-Pequeno-sala-de-estar

Por onde começar 

Agora que você sabe que apartamentos pequenos podem, sim, ser decorados, vamos aos primeiros passos? O primeiro deles, e talvez o mais importante, é medir todos os espaços do imóvel. Isso porque é a partir dessas medidas que você saberá optar pelos móveis que mais vão se encaixar no apartamento sem deixá-lo menor ainda. 

Uma ótima opção para apartamentos pequenos são os móveis planejados, que são pensados sob medida para serem ideais para o seu lar, considerando tamanho, acabamento e cor. Falando em cores, outro passo essencial para começar a dar vida aos apartamentos pequenos é pensar em uma cartela de cores em tons claros. As cores claras passam a sensação de ambientes maiores para as pessoas, o que vai ajudar a deixar o espaço com uma impressão de mais amplo.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Permanentes-Decorar-Apartamento-Pequeno-sala-de-estar-2

Além da cartela de cores, a iluminação também cumpre o mesmo papel. A luz tem esse poder e, dependendo do seu tipo, torna o imóvel mais aconchegante e sofisticado. Veja:

1) Luz Branca: remete à luz natural, portanto, deve ser usada em cômodos como escritório, cozinha, banheiro e lavanderia. 

2) Luz Amarela: por ser quente, esse tipo de luz causa a sensação de aconchego, então, deve ser usada nos quartos e na sala de estar.

Decoração de apartamentos pequenos

Na hora de decorar apartamentos pequenos, é importante saber aproveitar os espaços disponíveis, mas sempre com o cuidado de não carregar demais o ambiente. Uma solução para isso é apostar na decoração vertical, ou seja: colocar quadros nas paredes, prateleiras e nichos.

Eles vão te ajudar a compor o ambiente e, no caso das prateleiras e nichos, proporcionar novos espaços para que você possa deixar o seu lar com a sua cara, colocando porta-retratos, livros, flores, lembranças de viagens, entre outros. Só é preciso cautela para não deixar os espaços entulhados. 

Se você gosta de cores com tons mais escuros e fortes, pode aproveitar para apostar nelas nesse momento, já que as cores do apartamento são claras. Use itens de decoração nas suas cores preferidas em objetos como poltronas, almofadas, quadros, entre outros. Aqui, também vale apostar em cores chamativas nos vasos que vão receber plantas e flores.

A natureza dentro do seu lar

Plantas e flores são uma ótima opção para decorar qualquer ambiente, mas principalmente quando falamos de apartamentos pequenos, pois elas dão vida ao local e o tornam mais leve, alegre e aconchegante, além de trazer um pouco da natureza para dentro da sua casa. 

Cheiro-de-Saudade-Flores-Permanentes-Decorar-Apartamento-Pequeno-sala-de-estar-3

Pensando em um dia a dia mais prático, a nossa dica é optar pelas plantas e flores permanentes, que não requerem os mesmos cuidados diários das outras. Só será necessário estar atento à limpeza delas, que deve ser feita de tempos em tempos apenas para tirar a poeira. Mas isso pode ser resolvido facilmente com um pano limpo e uma bacia de água.

Além disso, as permanentes possibilitam que você troque os vasos onde elas estão colocadas sempre que desejar, mudando para novas cores e deixando o seu apartamento sempre com a sua cara.

O que não fazer na decoração de apartamento pequeno

Quando pensamos em decorar apartamentos pequenos, há boas práticas que podem te ajudar a saber exatamente o que não fazer nesses espaços. As principais delas são: 

1) Evite exageros na hora de decorar, pois isso pode deixar o apartamento pequeno com a sensação de ser ainda menor;

2) Evite as mesas de centro, pois elas atrapalham a circulação e podem ocupar um espaço essencial do seu apartamento. Se você gosta muito desse tipo de móvel, procure não deixá-lo próximo aos locais de passagem das pessoas;

3) Evite colocar um tipo de azulejo por cômodo, pois isso delimita demais os espaços e faz com que seja mais fácil notar que o apartamento é pequeno.

Se bem pensada, a decoração de apartamentos pequenos não precisa se tornar um pesadelo. Apesar de ser um desafio, seguir as dicas básicas que preparamos neste texto vai te ajudar a transformar o espaço em um lar bonito, aconchegante e funcional.

Se você deseja dicas de experts sobre decoração com plantas e flores permanentes, conte com a ajuda da nossa equipe, que vai te ajudar a escolher as melhores opções para o seu lar, de acordo com o estilo de decoração que você pretende seguir. 

***
A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe dedicada e especializada em ajudar os nossos clientes a concretizar qualquer idéia que eles possam ter – arranjos de centro de mesa, vasos de orquídeas permanentes, buquês de rosas permanentes, jardim vertical, dentre outros! Também contamos com diversas decoradoras e designers que são nossas parceiras e podem auxiliar nossos clientes em projetos mais elaborados como paisagismo, cenografia para fotos e festas! Atendemos a todos os nossos clientes com muito prazer, seja na nossa loja da região da Rua 25 de Março, seja na nossa loja online! Esperamos a sua visita!
***
Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!