Decoração Oriental - Equilíbrio e Elegância na Sua Casa

decoração, decoração oriental -

Decoração Oriental - Equilíbrio e Elegância na Sua Casa

A decoração oriental traz o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade. Fruto de uma cultura milenar, está sempre atenta à contemporaneidade, sem deixar de lado elementos como a importância de cômodos abertos e integrados para o fluxo de energia.

 

Quando falamos em decoração oriental, algumas características são essenciais para compor um ambiente, como simplicidade, minimalismo e funcionalidade - aspectos que traduzem muito bem a cultura milenar dos países do Oriente. Esse estilo de decoração recebe, principalmente, influências da cultura japonesa e chinesa. Mas apresenta também traços do Egito, Índia, Turquia, Malásia e Tailândia.

 

 

Apesar de milenar, engana-se quem pensa que a decoração oriental se apoia somente em hábitos e costumes passados: esse é um estilo que está sempre atento à contemporaneidade, misturando passado, presente e futuro. Portanto, é a união perfeita entre tradição e modernidade.

Entre os estilos de decoração oriental, a japonesa é uma das que mais se destaca e conquista adeptos pelo mundo todo. Para os amantes do jardim japonês, por exemplo, as flores e plantas são imprescindíveis para compor o ambiente.

Quando observamos a decoração de um ambiente, é importante levar em consideração algo que vai muito além de nossas opiniões pessoais e achismos. Tente sempre se questionar: qual a cultura que está por trás de cada um daqueles itens que compõem o ambiente como um todo? Na decoração oriental, nada é por acaso e tudo tem uma razão para estar da maneira que está em um ambiente.

Principais características e estilos


Apesar das cores vibrantes e dos objetivos místicos, próprios de todos os países citados acima, a decoração oriental dispensa os exageros e é amante fiel do minimalismo. Portanto, ela equilibra traços marcantes dessas culturas com o cuidado que o minimalismo pede. Vejamos abaixo alguns exemplos.

Podemos destacar como grande característica da decoração oriental o feng shui, uma prática de mais de 4 mil anos que é originária da China antiga. Ela envolve arte, técnica e sabedoria e pode ser usada na decoração de ambientes. Seu principal objetivo é harmonizar espaços através da força energética. Para o feng shui, tudo no ambiente tem um propósito de ser e estar de determinada maneira: as cores, os objetos, a posição dos móveis.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Permanentes-Decoracao-Oriental-feng-shui

Outras grandes características que marcam a decoração oriental são a sobriedade, o requinte e a elegância. Seguindo nessa linha, temos a filosofia japonesa chamada wabi-sabi, que celebra a beleza da imperfeição. Ela vem do conceito de impermanência das coisas na vida e respeita a passagem do tempo, enxergando o desgaste como algo harmônico e melancólico. Dentro desse estilo, a natureza é um dos principais destaques, portanto, vale investir em itens decorativos naturais e com formas orgânicas, como é o caso das flores permanentes.

Na decoração oriental, como dissemos anteriormente, o minimalismo tem grande destaque. Espaços vazios têm seu poder, pois os orientais experienciam o vazio de uma maneira diferente da maioria das pessoas, que podem se sentir incomodadas pela falta de cores e de objetos, que preenchem o local. É por isso que, na decoração oriental, é comum se deparar com cômodos sem móveis ou qualquer outro tipo de item decorativo. 

Cheiro-de-Saudade-Flores-Permanentes-Decoracao-Oriental-sala

Mais um ponto a ser destacado é que as culturas orientais têm como grande princípio os fluxos de energia. Portanto, os ambientes costumam não ter paredes e serem o mais integrados possível. Dessa forma, a luz solar e a ventilação ganham seu devido espaço.

Como introduzir elementos da decoração oriental na minha casa

 

Se você deseja trazer a cultura oriental para dentro da sua casa, terá que abraçar somente o que for essencial para os cômodos e espaços. A decoração oriental é amante das sutilezas e adepta do ‘’somente o necessário’’. Outra dica é optar pelas cores branco, lilás e roxo, muito características desse estilo. Você pode começar a introduzir esse tipo de decoração em apenas um cômodo e, aos poucos, transformar a sua casa toda.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Permanentes-Decoracao-Oriental-bonsai

Falando em áreas externas, elas devem conversar diretamente com os ambientes internos, estando ambos ligados para que a decoração oriental possa funcionar. A dica para o jardim, por exemplo, é cultivar flores, plantas e arbustos que vivem por vários anos e que possam ser passados ‘’de pai para filho’’, respeitando outra grande característica da cultura oriental: a tradição.

Equilíbrio e elegância são palavras-chave quando o assunto é a decoração oriental. Se você deseja realizar projetos desse tipo, além de seguir as dicas que sugerimos acima, que tal entrar em contato com a nossa equipe de especialistas? Eles podem te ajudar a escolher as melhores flores e plantas para dar início ao seu projeto. Além disso, contamos também com diversos profissionais parceiros que podem te auxiliar em projetos mais elaborados.

 

Na Cheiro de Saudade, temos diferentes opções para fazer parte da sua decoração. Estamos localizados no coração de São Paulo, na famosa 25 de março. Mas a boa notícia é que, não importa de onde você seja e se não consegue vir até nós, pois fazemos entregas para todo o Brasil.

 

Independente do seu projeto, nós podemos te ajudar!
***
A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe dedicada e especializada em ajudar os nossos clientes a concretizar qualquer ideia que eles possam ter – arranjos de centro de mesa, vasos de orquídeas permanentes, buquês de rosas permanentes, jardim vertical, dentre outros! Também contamos com diversas decoradoras e designers que são nossas parceiras e podem auxiliar nossos clientes em projetos mais elaborados como paisagismo, cenografia para fotos e festas! Atendemos a todos os nossos clientes com muito prazer, seja na nossa loja da região da Rua 25 de Março, seja na nossa loja online! Esperamos a sua visita!
***
Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!