Como decorar com orquídeas permanentes

orquidea artificial, orquídea permanente, orquideas parmanentes -

Como decorar com orquídeas permanentes

A delicadeza e a variedade de cores, formatos e tamanhos das orquídeas permanentes são comparáveis às orquídeas naturais. Aprenda como decorar a sua casa com lindos arranjos de orquídeas permanentes com as dicas da equipe Cheiro de Saudade.

 

Existem mais de 36 mil espécies de orquídeas encontradas no mundo, sendo que 2 mil dessas, são naturais do Brasil. Suas cores vibrantes e seu formato delicado encantam a todos. Você imaginava que existiam tantas espécies assim? Com o avanço dos estudos da genética, foi possível criar novas espécies de orquídeas em laboratórios e até produzir orquídeas híbridas com o cruzamento de diferentes variedades.

Hoje vamos apresentar a você algumas das orquídeas mais conhecidas no Brasil, e te dar ideias baratas e práticas de como investir em uma decoração colorida e encantadora para sua casa, usando as orquídeas permanentes.

Orquídea Rainha do Nordeste

Nativa do Brasil, essa espécie que tem o nome de cattleya labiata, foi apelidada carinhosamente pelos brasileiros como Rainha do Nordeste ou Rainha do Sertão, por serem encontradas nessas regiões do país. Foi a primeira orquídea da família das “cattleyas” a ser catalogada no Brasil. Uma das características das orquídeas cattleyas são suas variedades, a labiata em especial é famosa pelo tamanho das pétalas e suas cores vibrantes como violeta, amarelo e rosa.

Orquídea Pipoca

Devido a aparência e cor que lembra a pipoca, a orquídea ludisia foi apelidada por esse nome. Este gênero de orquídea só possui uma única espécie e é cultivada em solo terrestre, diferente de outras espécies mais conhecidas por se fixarem em árvores ou vasos menores. Outra característica que a difere das demais são suas folhas vermelhas e verdes, mas também já foram encontradas orquídeas ludisias albinas, com as folhas num tom de verde mais claro. Ela é natural da China e da Malásia, mas também pode ser encontrada em outros países asiáticos.

Orquídea Bambu

A orquídea Bambu, cujo nome científico é Arundina graminifolia, é outra espécie terrestre, naturais do continente asiático e pode chegar até 2,5 metros de altura em seu habitat natural, por isso foi apelidada de orquídea bambu. Esta espécie possui várias tonalidades, mas as mais comuns são lilás e brancas.

Orquídea Sapatinho

As flores dessa espécie aparecem uma vez por ano e normalmente ficam entre 6 a 8 semanas. As cores podem ser muito variadas, como marrom, verde, vermelho e amarelo. O nome científico da Orquídea Sapatinho é paphiopedilum, e é uma planta bastante resistente a baixas e altas temperaturas. Muitos a admiram pelo formato super diferente e delicado.

Orquídea Chuva de Ouro

Esta orquídea é bastante popular entre os cultivadores brasileiros e é conhecida como Chuva de Ouro pela cor amarela e pela forma com que elas caem nos vasos, parecendo com uma chuva. Seu nome científico é oncidium cheirophorum e em seu habitat natural, elas vivem penduradas em árvores. Suas flores são muito pequenas e numerosas e a duração varia entre 7 e 40 dias. Mesmo sendo conhecida por Chuva de Ouro, esta orquídea pode ser encontrada com outras colorações como rosa, branco, laranja, marrom, etc.

Orquídeas permanentes na decoração de ambientes residenciais e comerciais

Agora que você já conheceu algumas das espécies mais bonitas de orquídeas, já pôde se inspirar e imaginar alguns cantinhos da sua casa que ficariam mais charmosos com uma delas. As flores artificiais ou permanentes têm ganhado cada vez mais adeptos, e se engana quem pensa que elas ainda passam aquela impressão artificial.

 A qualidade e a semelhança com as orquídeas naturais, deixam qualquer um com a dúvida sobre ser ou não uma flor real, ainda mais em se tratando de uma espécie de flor que é tão linda que até parece de mentira mesmo.

Com a praticidade e a economia que as orquídeas permanentes trazem, ficou muito mais fácil deixar os ambientes bem decorados, sofisticados e com aquele toque de natureza. O fato de que as orquídeas permanentes não requerem manutenção, rega, poda e estarem sempre floridas faz com que elas sejam um bom investimento quando comparadas com as orquídeas naturais.

Por estes mesmos motivos, as orquídeas permanentes também são excelentes opções para clínicas e ambientes comerciais, harmonizando o ambiente com delicadeza e elegância. Recentemente desenvolvemos projeto de paisagismo para a AKTA Liv, clínica de endocrinologia na Vila Mariana em São Paulo e os diferentes espaços trabalhados ficaram encantadores!

Como usar orquídeas permanentes na decoração 

  1. Pesquise fotos e modelos de arranjos de orquídeas na decoração de diferentes ambientes. O Instagram da Cheiro de Saudade (@cheirodesaudade.oficial) traz muita inspiração e até te ensinamos a montar o seu próprio arranjo de orquídeas permanentes.
  2. O vaso do seu arranjo é super importante pro resultado final! Com a praticidade das orquídeas permanentes, você pode fazer arranjos maravilhosos em vasos de vidro, de cerâmica e até colocar a criatividade com outros tipos de recipiente!
  3. Cuide para que suas orquídeas permanentes não acumulem poeira. Para tanto basta incluir seus arranjos na rotina de limpeza da casa e tirar o pó pelo menos 1 vez por mês.

 

Vem com a gente conferir ideias lindas de arranjos de orquídeas permanentes montados com materiais da Cheiro de Saudade!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se sentiu inspirada? Então compre com a gente aqui na loja online ou pelo WhatsApp! Temos uma grande variedade de orquídeas permanentes, folhagens e vasos pra você montar seu próprio arranjo. E, se você não quer se preocupar, deixa coma gente! Montamos os arranjos mais lindos pra você!

  

Leia mais sobre flores permanentes ou flores artificiais no nosso blog:

- Plantas em casa e Seus Benefícios para a Saúde Mental

- Dicas para Decorar com Flores Permanentes

- Dicas para Decorar Sua Casa Com Plantas Artificiais

- Como Cuidar de Plantas e Flores Artificiais

 

Devido à fase vermelha na cidade de São Paulo, nossa loja não está aberta para atendimento ao público. Porém continuamos atendendo normalmente pelo WhatsApp e pelo website. Esperamos o seu contato para te ajudar a "manter a sanidade" com plantas e flores lindas neste período difícil da pandemia! 

***
A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe dedicada e especializada em ajudar os nossos clientes a concretizar qualquer ideia que eles possam ter – arranjos de centro de mesa, vasos de orquídeas permanentes, buquês de rosas permanentes, jardim vertical, dentre outros! Também contamos com diversas decoradoras e designers que são nossas parceiras e podem auxiliar nossos clientes em projetos mais elaborados como paisagismo, cenografia para fotos e festas! Atendemos a todos os nossos clientes com muito prazer, seja na nossa loja da região da Rua 25 de Março, seja na nossa loja online! Esperamos a sua visita!
***
Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!