Flores Artificiais na Decoração de Vitrines - Artificial Também é Luxo!

Flores Artificiais na Decoração de Vitrines - Artificial Também é Luxo!

O vitrinismo é uma das estratégias de visual merchandising mais conhecidas e é essencial no universo do varejo. Nele são utilizadas técnicas de decoração para tornar sua vitrine mais atraente e estimular os clientes a comprar seus produtos. Projetos de vitrine bem feitos requerem um alto nível de criatividade e atenção durante seu desenvolvimento e montagem, já que funcionam como o “cartão de visita” de uma loja.

E na esfera do vitrinismo, hoje resolvemos falar das flores artificiais no universo business, uma vez que a tendência de utilizar as flores permanentes já não se resume simplesmente à decoração dos nossos lares. Na verdade, as flores artificiais já dominam o mundo fashion há algum tempo. A famosa marca de alta costura Dolce & Gabbana é uma das grandes que utiliza flores artificiais na decoração de suas vitrines.

 

vitrine dolce gabbana com flores artificiais

 

Como uma vitrine pode ser mantida por um período considerável, as flores artificiais são as mais adequadas, já que não sofrerão alterações devido à  iluminação ou à falta de circulação de ar. Muitos designers e vitrinistas utilizam das flores e plantas artificiais para compor jardins verticais ou para acentuar o teto, além de valorizarem o piso com grama sintética.

Além da composição da decoração de vitrines externas, as flores e plantas artificiais também fazem parte de projetos de decoração das lojas. A Cheiro de Saudade foi convidada a trabalhar em projeto da renomada perfumaria L´Occitane em Provence, que ao lançar sua linha de lavanda, levou suas clientes numa viagem sensorial aos lindos campos europeus através não somente do cheiro, mas também das lavandas permanentes – olfato e visão sendo trabalhados conjuntamente.

 

mesa loccitane com lavandas artificiais

 

Na maior parte da vezes, com simples toques florais o lojista consegue dar destaque aos produtos, chamar a atenção dos clientes e deixar seu estabelecimento mais bonito, sensual ou delicado. A beleza das flores também está na sua versatilidade de comunicar diferentes emoções! Basta soltar a criatividade e se inspirar em grandes nomes como a Louis Vuitton, que exibiu milhares de limões sicilianos artificiais em suas vitrines.

 

loja louis vuitton com vitrine de limoes sicilianos

 

Vitrines de sucesso não são aquelas que apenas mostram todos os produtos mais vendidos do seu estabelecimento. Elas precisam comunicar com a sua clientela e fazer sentido para o seu público-alvo. Decorar vitrines não é uma atividade simples – ela requer não apenas criatividade, mas também o conhecimento da marca e do público alvo, fazendo do estudo e planejamento prévios indispensáveis! 

Dica da Cheiro: Dê destaque a um item, ao invés de amontoar seu catálogo inteiro no expositor. Assim você evita a poluição visual como também o sentimento de confusão que o excesso de informação pode gerar no seu consumidor final.

E, para aqueles que acham que as flores permanentes fazem parte apenas do universo feminino, você não está só. Um dos grandes nomes no mundo da decoração do natural, também pensava assim mas se rendeu ao artificial.

Sim, estamos falando do florista Vic Meirelles, que era totalmente contra esse tipo de produto, mas acabou se rendendo depois de usar amarílis permanentes em um casamento há cerca de dez anos. Flores naturais são muito delicadas e difíceis de manusear e, depois da sua primeira experiencia com as flores artificiais, Vic não tem nenhum pudor de incluí-las em seus projetos.

 

"Gosto de misturar com as naturais, e uso muito também em jardins suspensos e arranjos aéreos" Vic Meirelles

 

Com a chegada das peças da coleção especial dos irmãos Campana para a marca Lacoste, a loja da rua Oscar Freire não tardou em adotar um décor todo especial: as vitrines receberam cenografia de Vic Meirelles, que projetou um cenário super tropical com folhagens de vários tipos utilizando material de jardim vertical e orquídeas permanentes.

 

Loja lacoste com decoração de flores artificias

 

E porque abrir mão das flores naturais pelas flores artificiais? Simples!!! Além de nem sempre ser possível encontrar flores naturais nas cores que se quer aplicar na decoração da vitrine, as flores e plantas artificiais oferecerem uma maior gama de cores, sendo que neste mundo as flores artificiais também estão disponíveis em tamanhos que não são encontradas na natureza. As flores e plantas artificiais não produzem resíduos que podem atrair insetos como abelhas, formigas e até mosquitos e, acima de tudo, elas são permanentes!

 Todas estas razões se uniram no projeto de interior da Mega Store Cacau Show encabeçado pelo nosso queridíssimo arquiteto e parceiro Pedro Alcântara e pela sua equipe.

No projeto foram utilizadas desde grama sintética no chão da área destinada as crianças, até como plantas artificiais além de lindos arranjos de orquídeas e plantas artificiais para compor os ambientes!!! E que plantas de tirar o fôlego!

O sucesso deste projeto foi tão grande que não é raro que os clientes tirem fotos e selfies pra compartilhar nas redes sociais!

 

mega store cacau show com plantas e flores artificiais

flores artificiais cacau show

cacau show decoração com flores artificiais

 

Como vimos, na decoração de vitrines o céu é o limite!!! Esperamos que tenham se inspirado e anotado nossas dicas!

A Cheiro de Saudade tem a melhor seleção de plantas e flores artificiais em São Paulo e atende tanto na loja online, como na nossa loja de flores artificiais na região da Rua 25 de março.