Flores Artificiais são Tendência de Home Decor

flores artificiais, flores permanentes, plantas permanentes -

Flores Artificiais são Tendência de Home Decor

Durante muito tempo as flores artificiais tiveram sua reputação questionada. Provavelmente porque guardamos na nossa memória aqueles arranjos de flores de plástico que estavam sempre empoeirados na sala da casa das nossas avós!

Porém, poucas pessoas sabem que flores artificiais têm uma longa história na alta costura francesa e, de alguns anos pra cá, vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo da arte e do design.

Quem esteve na Ambiente (feira de decoração na Alemanha) em 2019 confirmou que flores artificiais já eram tendência! Hoje, lojas de decoração no exterior, das mais diversas faixas de preço, oferecem plantas e flores artificiais, como a West Elm, IKEA e Wayfair. Uma breve passeada pelo Pinterest vai te deixar de queixo caído com tanta inspiração!

rosas artificiais

Flores Artificiais São Cafonas

É a objeção mais comum quando se pensa em decorar a casa ou o escritório com plantas artificiais. Mas esta afirmação não poderia estar mais distante da verdade! Flores e plantas artificiais podem ser tão bonitas e elegantes quanto flores naturais – basta saber onde comprar e quais cuidados tomar para que elas fiquem lindas por um longo tempo!

A designer Livia Cetti (The Green Vase) tomou Nova Iorque de assalto com seus arranjos de flores de papel que são verdadeiras obras de arte!

Nasturium paper plant arrangement by Livia Cetti

Cetti diz que tem vários de seus próprios arranjos em casa, especialmente em móveis em que não quer correr o risco de terem contato com água. Ainda, sobre a sua própria trajetória como designer de arranjos de flores artificiais, a designer diz que “flores não saem de moda. Eu acredito que o nosso replicá-las em tecido, argila, ou papel vem de um desejo de nos apossar da sua beleza efêmera.”

Assim como no exterior, temos no mercado brasileiro flores e plantas artificiais de tal qualidade (basta visitar a Cheiro de Saudade e conferir!) que preferimos chamá-las carinhosamente de flores permanentes! E seus adeptos tem crescido rapidamente entre designers e decoradores, tanto que a revista CASA VOGUE se referiu às plantas e flores artificiais como tendência de decoração em 2019.

Há alguns anos atrás nós buscamos trazer a natureza pra dentro de casa, em especial em zonas urbanas, onde o contato com a natureza é mais difícil. Mas a realidade é que ter e manter plantas naturais vivas e saudáveis requer um esforço que muitas pessoas não estão preparadas pra fazer ou, que não conseguem mesmo! Assim, as flores e plantas permanentes passaram a ser consideradas como boas alternativas para manter o verde que nos conecta com a natureza sem que tenhamos que lidar com cadáveres de plantas de tempos em tempos.

Em matéria da CASA VOGUE Mauricio Arruda, arquiteto da Todos Arquitetura e apresentador do programa Decora na GNT, enfatiza que:

“O primeiro passo para usá-las em casa é não ter medo de ousar. Depois, é interessante fazer um jogo entre as plantas reais e as artificiais onde você achar melhor, criando layers de cores e texturas.”

 As plantas e flores permanentes também são excelentes para ambientes com pouca ou nenhuma iluminação natural, como lavabos. Elas também são ótima pedida para estabelecimentos comerciais como hotéis, restaurantes, clínicas e escritórios pois não requerem muita manutenção, além de garantirem um ambiente mais agradável, elegante e aconchegante.

Conexão Com a Natureza

Há ainda quem questione a idéia de que flores e plantas naturais promovem verdadeiramente uma maior conexão com a natureza como o escritor Avi Steinberg. Em artigo para o New York Times Steinberg argumenta que muitas pessoas agora estão vendo além de uma suposta autenticidade de uma orquídea capturada de seu habitat natural e colocada nas prateleiras da IKEA apenas para ser comprada por impulso por alguém que quer vê-la florescer na sua mesa de jantar. “O quão triste é ver uma flor tão alienada de sua própria natureza e de que forma ela poderia gerar um sentimento verdadeiro de conexão com a natureza?”

Flores e plantas permanentes, por outro lado, são as flores mais sinceras precisamente porque são feitas com a intenção de capturar o sentimento de conexão com a natureza sem impor a elas um habitat não natural, argumenta Steinberg. Talvez exagerado em sua perspectiva, ele não deixa de ter um pouco de razão!

 A Cheiro de Saudade é uma loja especializada na venda de flores e plantas permanentes, gramas artificiais, vasos e objetos para decoração de interiores e jardins. Dentre os nossos clientes estão diversos decorares e designers de interiores que podem trazem vida, elegância e aconchego aos seus projetos com nossos produtos!

Teremos o prazer em atendê-los em nossa loja na 25 de Março (São Paulo) ou a todo o Brasil através da nossa loja online

 

Com informações de:

https://www.vogue.com/article/artificial-fake-flowers-home-met-gala

https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/02/plantas-artificiais-entenda-como-aplicar-tendencia-em-casa.html