Uma Breve  Historia das  Flores Artificiais

Comercio de Flores Artificiais, cuidados flores artificiais, flores artificiais, flores permanentes -

Uma Breve Historia das Flores Artificiais

Hoje vamos fazer uma viagem no tempo e mergulhar em uma breve história das plantas artificiais e flores de seda. Portanto vamos iniciar pelo lugar onde tudo começou ...

Embora possa não ser uma surpresa para a maioria de vocês, a maior parte do suprimento mundial de plantas artificiais vem da China porque, de acordo com os historiadores, a China é onde tudo começou - com a obtenção de seda a partir dos bichos-da-seda.

Cheiro de Saudade - flores artificiais 25 de março - flores de seda - mapa china imperial

Bem no início, o processo de fabricação da seda era muito mais trabalhoso do que hoje. Originalmente, mais de três mil anos atrás, a criação do bicho-da-seda foi planejada para fornecer as sedas mais suaves e luxuosas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que os bichos-da-seda (a larva das mariposas da seda) são 100% totalmente dependentes da humanidade - desde sua reprodução até sua própria sobrevivência. Na verdade, eles não sobrevivem sem a intervenção humana desde a sua criação até a alimentação.

Agora você deve estar se perguntando como os chineses descobriram que esses insetos que não voam podem produzir materiais tão finos. Diz a lenda que Leizu, esposa do Imperador Amarelo no ano de 2696 AC estava tomando chá em seus Jardins Imperiais quando o casulo de uma mariposa da seda caiu em sua xícara de chá e começou a se desfazer. Percebendo que o casulo era feito de um único fio longo, mas incrivelmente macio, nasceu a ideia de fabricar um tipo de tecido a partir desses materiais.

Cheiro de Saudade - flores artificiais 25 de março - flores de seda - mulheres fabricação da seda história

Durante séculos, os chineses dominaram e aperfeiçoaram o elaborado processo de reprodução de sedas finas. Uma vez que o material foi criado (pela larva) e, em seguida, transformado em tecido, ele foi utilizado na confecção de roupas finas e luxuosas que eram exclusivas das classes mais abastadas como um sinal de status.

Avançando 1.500 anos, os chineses começaram a usar esses tecidos luxuosos para criar sua própria versão de flores artificiais - que obviamente eram apreciadas por aqueles que detinham posição e poder. Dominando essa habilidade, eles usariam esses tecidos para criar arranjos de flores bem extravagantes. Pouco depois, as damas do Palácio Imperial passaram a ser retratadas com flores ornamentais de seda em seus cabelos. Somente séculos mais tarde a fabricação de flores de seda se tornaria uma indústria lucrativa.

Cheiro de Saudade - flores artificiais 25 de março - flores de seda - mulheres da corte imperial chinesa com arranjos de flores nos cabelos

Quando as rotas comerciais se abriram para o restante do Leste Asiático, a tendência aumentaria e se espalharia por todo o continente e além. Mas foi só no século 12 que os mercadores italianos começaram a criar suas próprias versões de flores artificiais. E, enquanto os italianos foram os primeiros ao longo do Mediterrâneo a explorarem a fabricação de flores artificias, a França logo seguiria o exemplo, dominando sua própria visão sobre a criação de flores e plantas artificias.

Por volta do século 14, as flores artificiais de fabricação francesa eram amadas, sendo as de seda as queridinhas e consideradas as mais belas e mais elaboradas da época. Conta a história que em 1775 Maria Antonieta foi presenteada com um único botão de rosa de seda e desmaiou, alegando que era "perfeito demais" e idolatrando-o ao longo da história como seu emblema real.

Cheiro de Saudade - flores artificiais 25 de março - flores de seda - maria antonieta com arranjo de flores

Com a ajuda da Revolução Francesa, a fabricação de flores artificias de seda eventualmente chegaria à Inglaterra e seria posteriormente introduzida nas Américas. Na era vitoriana, no final do século 19, as flores de seda voltaram aos holofotes com arranjos de flores artificias exagerados que eram o ponto focal na decoração da casa.

Enquanto a maioria das flores artificiais de seda ainda estava sendo fabricada em tecidos de seda flexíveis, artesãos começaram a introduzir novos tecidos como cetim, crepe e gaze para fazê-los parecer mais opulentos. Na década de 1920, até mesmo as floriculturas estavam substituindo flores vivas por flores de seda para compensar épocas de escassez sazonal. Eventualmente, essa tendência evoluiria para a fabricação de outros itens decorativos, como grinaldas e ornamentos artificiais - incluindo frutas falsas.

Hoje em dia, as “flores de seda” não são feitas de seda real. Poliéster e plástico são os materiais favoritos, o que permite aos fabricantes a capacidade de criar algo mais duradouro. As flores artificias não são mais como as flores de plástico cafonas que tomaram conta do mercado algumas décadas atrás! As flores artificiais de hoje são tão reais que muitas vezes precisamos tocá-las para distingui-las das flores naturais.

Flores artificiais podem facilmente transformar qualquer ambiente estéril em alegre e aconchegante! Os arranjos de flores artificiais criam belos pontos focais sem a necessidade de manutenção constante. Plantas, flores e árvores artificiais podem ter sido desprezadas por e decoradores profissionais no passado mas hoje integram flores e plantas artificiais misturados com plantas vivas.

PORQUE ESCOLHER A CHEIRO DE SAUDADE?

Quando se trata de flores artificiais, a Cheiro de Saudade é a sua melhor opção! Contamos com uma equipe treinada para te ajudar com o seu projeto de decoração com plantas e flores artificiais, seja ele uma festa, decoração de interiores, montagem de cenários, jardim vertical, e espaços comerciais, dentre outros!  

Conta pra gente se você decora algum ambiente da sua casa ou escritório com flores artificiais!

***

A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe dedicada e especializada em ajudar os nossos clientes a concretizar qualquer idéia que eles possam ter – arranjos de centro de mesa, vasos de orquídeas permanentes, buquês de rosas permanentes, jardim vertical, dentre outros! Também contamos com diversas decoradoras e designers que são nossas parceiras e podem auxiliar nossos clientes em projetos mais elaborados como paisagismo, cenografia para fotos e festas! Atendemos a todos os nossos clientes com muito prazer, seja na nossa loja da região da Rua 25 de Março, seja na nossa loja online! Esperamos a sua visita!

***
Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!