Paz em Meio ao Caos - Como Acalmar a Mente com Meditação e Flores

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Paz em Meio ao Caos - Como Acalmar a Mente com Meditação e Flores

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1 em cada 4 pessoas será afetada pelo transtorno de ansiedade em algum período da vida e o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem com o transtorno no mundo! Com a vida acelerada que levamos, estas informações não causam espanto. Especialmente neste momento delicado em que a maioria de nós foi afetada de alguma forma pela pandemia do coronavírus, lidar com as emoções e manter-se em equilíbrio pode ser um verdadeiro desafio.

Neste período, você pode ter sentido emoções que foram do tédio à irritação, ansiedade, dificuldade de concentração, medo… Uma das estratégias que mais tem sido utilizadas para preservar a saúde mental em períodos de stress elevado é a meditação.

“Ela ajuda a viver no momento presente e a aceitar uma situação onde não há muito o que fazer. (...) Isso sem contar o relaxamento e a menor produção de hormônios ligados ao estresse” explica Camila Vorkapic, bióloga com pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A ciência já comprovou que a prática da meditação possui muitos benefícios e acalmar a mente é apenas um deles. Entretanto, para que a prática traga benefícios duradouros é importante criar uma rotina e ter um lugar específico para meditar diariamente. Ao adornar o seu quarto ou cantinho de meditação com flores você estará agregando mais um elemento que promove o bem estar à esta equação, já que as flores também são conhecidas por ter um efeito restaurador na saúde mental das pessoas, melhorar o humor e despertar alegria. 

mulher jovem meditando em cima de um tapete

 

Vivendo com Ansiedade 

O medo e a ansiedade que sentimos podem se manifestar de forma branda ou forte, tanto em adultos quanto em crianças e, embora todos reajam de maneira diferente a situações estressantes, alguns sintomas comuns podem incluir:

  • Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos;
  • Mudanças no sono ou nos padrões alimentares;
  • Dificuldade para dormir ou se concentrar;
  • Piora de problemas crônicos de saúde;
  • Piora das condições de saúde mental; e
  • Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas.

Em meio ao mar de conselhos para quem sofre com transtorno de ansiedade, um é predominante - cuide do seu corpo. Isso pode significar comer refeições mais saudáveis ​​e bem equilibradas, exercitar-se regularmente e dormir bem. No entanto, o nosso favorito é “respirar fundo e meditar”. 

Com o grande número de aplicativos que ensinam práticas de meditação guiada, vídeos no Youtube e cursos sobre meditação com preços especiais por causa da pandemia, só não começa a meditar e sentir os benefícios quem não quer! Adicione à sua casa alguns arranjos de flores e você certamente criará uma atmosfera mais relaxante e propícia à meditação.

mulher negra com aspecto de tristeza e ansiedade

 

Flores e Bem Estar 

Em particular, os benefícios mais notáveis ​​das flores na saúde são ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e fadiga, além de melhorar o humor.

Um estudo com pacientes em recuperação de cirurgia em um hospital mostrou que ter folhagens e flores nos quartos do hospital teve efeitos terapêuticos em pacientes, o que levou a uma menor utilização de analgésicos para estes pacientes, diminuição da pressão arterial, diminuição nos relatos de ansiedade e aumento de relatos de satisfação com seus quartos. O mais interessante é que tanto flores artificiais como flores naturais podem provocar estes efeitos positivos!

Algumas flores como a lavanda têm um efeito calmante conhecido. Já outras flores possuem o efeito de levantar o astral. Pesquisadores do Centro de Estudos Inovadores do Consumidor da Universidade Wageningen mostraram que restaurantes e salas de jantar decorados com arranjos de flores foram descritos como mais alegres, agradáveis e aconchegantes.

Nossas apostas de flores que deixam qualquer ambiente mais acolhedor e agradável são Lírio, Lavanda, Orquídea, Gerbera, Rosa ou Tulipa.

juliana paes meditando

Como Começar a Meditar

Como já vimos, a meditação pode estimular a positividade, melhorar o foco e reduzir o estresse. Vamos compartilhar com vocês algumas dicas para facilitar a criação do seu cantinho da calma e os primeiros passos no caminho de criar a sua própria prática da meditação.

Crie um espaço de paz e tranquilidade - quando você decide criar um espaço para sua meditação, está colocando intenção na sua prática. Um sofá, cadeira ou almofada confortável, algumas velas, imagens que te acalmem e arranjos de flores transmitirão ao seu cérebro a mensagem de que é hora de meditar. 

vasos de budas com arranjos de plantas
Para estes cantinhos, sugerimos a utilização de flores permanentes e plantas permanentes, já que ter sempre flores e plantas naturais pode acarretar num maior custo. Assim, você não vai se sentir menos conectada com o ambiente e a prática se as flores morrerem e não der tempo de comprar outras. 

E quando for começar a meditar, tenha compaixão para com si mesmo. Tudo pode ser difícil quando tentamos as primeiras vezes e o mesmo vale para a meditação. A mente vai para onde quer ir, e está tudo bem. Se tudo o que você conseguir fazer é sentar-se por alguns minutos e observar sua mente divagar, isso já é meditação. Quando perceber a mente divagando, tente observar a sua respiração e ver como se sente.

Tente desconectar - você pode optar por usar um aplicativo para sua música de fundo ou meditação guiada. No entanto, certifique-se de desativar todos os alarmes e notificações antes de iniciar. E lembre-se que a quantidade conduz à qualidade - quanto mais você praticar, mais fácil será para você entrar na zona e dar ao seu corpo e mente aqueles momentos de descanso tão importantes para que nos sintamos recarregados. 

Resumo da Ópera

Não se apegue à idéia de que para meditar é preciso se transformar em outra pessoa, virar hippie ou ser zen.Mas é muito provável que, com o hábito da meditação, você decida mudar algum hábito e adaptar seu estilo de vida para incluir a prática. 

Também é falsa a idéia de que meditação está ligada a algum tipo de religião ou credo, muito embora todas as religiões possuam práticas que podem ser consideradas meditativas - rezar com um rosário parte do mesmo princípio que repetir mantras utilizando um japamala.

É importante lembrar que mudanças radicais são geralmente insustentáveis mas que aos poucos os efeitos positivos da prática podem ser incorporados ao dia a dia para trazer uma melhor qualidade de vida para quem pratica e aqueles com quem convive.

O poder sutil das flores para curar e acalmar a mente e o corpo é conhecido há muito tempo. Esta é uma das razões pelas quais enviamos flores de simpatia aos entes queridos em luto. É também por isso que enviamos flores para amigos e familiares convalescentes.

A poderosa combinação de um ambiente ornado com flores e meditação pode mudar o jogo quando se trata de manter o espírito elevado e alcançar níveis ótimos de bem estar no dia a dia.


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