Como utilizar plantas artificiais na decoração do quarto infantil

Como utilizar plantas artificiais na decoração do quarto infantil

Aprenda a fazer a decoração do quarto infantil com plantas artificiais e traga os benefícios da natureza para este ambiente.

 

Em tempos de quarentena e isolamento social, ocasionados pela pandemia da Covid-19, já imaginou decorar com plantas artificiais e levar um pouco da natureza para dentro do quarto do seu filho? Já é comum ver plantas artificiais na decoração da casa, especialmente na sala, na cozinha ou na varanda, mas pouco se fala sobre a decoração de do quarto infantil com estes elementos.

A decoração do quarto infantil costuma ter uma temática delicada ou lúdica, e com cores mais leves. Mas existem estudos que comprovam os benefícios de incluir objetos da natureza nos ambientes e estes benefícios podem ser observados também pelas crianças.

E porque não aproveitar esse tempo de isolamento para redecorar sua casa e dar uma cara nova ao quarto das crianças, incluindo plantas artificiais na decoração, criando um ambiente divertido e que possa estimular a criatividade e a imaginação do seu filho?

Benefícios de estar envolto em natureza, mesmo que dentro de casa

Muitos pais têm o desejo de que seus filhos tenham respeito pelo meio ambiente, mas como aprender a respeitá-lo se está cada vez mais difícil passar tempo na natureza?

Segundo estudo intitulado “Crianças, Natureza e Educação Infantil", as crianças geralmente têm preferência por ambientes abertos e em contato com a natureza. Esse contato apresenta um outro modo de expressão para elas, até um tanto primitivo, afinal, o homem nasceu em meio a natureza.

Mas, a rotina nas grandes cidades tem mantido as crianças cada vez mais distantes da natureza, socializando apenas em locais fechados e contribuindo para uma sensação de estranhamento da criança com ambientes naturais.

O estudo ainda explica que as crianças permanecem entre paredes durante 10 horas ou mais todos os dias. Em contrapartida, elas dispõem, diariamente, de um curto período de 30 a 60 minutos ao ar livre. Nos casos de bebês, que são ainda mais dependentes de que alguém as deixem em contato com esses elementos da natureza, a situação de distanciamento é ainda mais acentuada.

Investir em uma educação infantil que dê valor à natureza e elementos naturais contribui para a formação de adultos mais conscientes quanto às questões ambientais e de sustentabilidade.

Elementos da natureza na educação infantil

O portal voltado para educação infantil, Lunetas, aborda a importância das escolas incluírem esses elementos na rotina escolar e seus inúmeros benefícios. Países como Inglaterra, Canadá e Dinamarca já contam com escolas com o sistema floresta, onde algumas aula são ministradas dentro de bosques e parques. As crianças podem explorar a natureza e experimentar vivências diferentes, totalmente integradas e conectadas com o meio ambiente.

Em entrevista ao portal Lunetas, a educadora Fátima Limaverde, fundadora da Escola Vila de Fortaleza, explica a importância dessa conexão com elementos da natureza:

“O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento”.

Mas não é preciso sair do país ou mudar seu filho de escola, se essa não é uma opção viável para sua família. Incluir elementos da natureza na rotina do seu filho, seja por meio de uma horta, um tempo no parque e até mesmo na decoração da sua casa e do próprio quarto dele, já é um bom caminho. As plantas artificiais são grandes aliadas para uma família que quer que seus filhos cresçam nessa atmosfera verde e que se sintam estimulados a respeitar a natureza.

Exemplos de decoração de berçários e quartos infantis com flores e plantas artificiais

Agora que você conheceu os benefícios de incluir mais verde na criação de seus filhos, vamos te dar dicas práticas de como decorar o quarto das crianças com elementos da natureza, de uma forma fácil e econômica, com flores e plantas artificiais.

Com certeza esses elementos da natureza vão estimular a criatividade dos pequenos e eles vão se beneficiais dos benefícios psicológicos e mentais de estarem em contato com elementos da natureza.

Decoração Floresta com Plantas Artificiais

Se você está procurando dar um ar de selva para o quartinho das crianças, não podem faltar plantas artificiais na decoração! Um papel de parede florido, bichos de pelúcia e vasos com plantas artificiais verdes vão estimular a imaginação e criatividade de seu filho.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Artificiais-quarto-infantil-com-planta-artificial-2

Jardim Encantado com Plantas Artificiais

Flores, borboletas e plantinhas artificiais pendentes na parede vão dar ao quarto infantil uma atmosfera de jardim encantado.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Artificiais-quarto-infantil-com-planta-artificial-

Plantas Artificiais no Estilo Escandinavo

Se sua família adota um estilo mais minimalista, com tons crus e paredes e móveis brancos, mas gostaria de incluir natureza no ambiente, aposte das plantas artificiais para dar esse toque de verde para a decoração escandinava.

Cheiro-de-Saudade-Flores-Artificiais--berçario-com-planta-artificial-2

Vasos Divertidos para as Plantas Artificiais

Uma ótima opção para manter a decoração infantil ainda mais divertida, aposte em vasos decorativos de bichinhos, coloridos ou você mesmo com seu filho pode colocar a mão na massa e pintar vasinhos do jeito que quiserem. Suas plantas artificiais vão ficar ainda mais charmosas!

Cheiro-de-Saudade-Flores-Artificiais-quarto-infantil-com-planta-artificial

 Arco Decorativo com Plantas Artificiais

Destaque o berçário do seu bebê com esse lindo arco com folhas artificiais e torne aquele cantinho ainda mais especial!

Cheiro-de-Saudade-Flores-Artificiais--berçario-com-planta-artificial

 

A cada dia percebemos que a volta à normalidade ainda é uma idéia longínqua e que precisamos preservar a nossa saúde mental. A ciência já comprovou que o contato com a natureza faz isso! Para quem se preocupa com a criança ou o animal de estimação ingerir plantas naturais ou, se você tem dificuldade de cuidar de plantas naturais, as plantas artificiais para a decoração de quarto infantil são a melhor alternativa!

Há algumas semanas nós publicamos outro blog onde falamos sobre Plantas em Casa e Seus Benefícios para a Saúde Mental. Em outra postagem compartilhamos Dicas para Decorar Sua Casa Com Plantas Artificiais. Vale a pena Conferir! 

***
A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe especializada para dar total suporte e fazer seu projeto acontecer! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 99464-5850; ou compre direto na loja online! Entregas para todo o Brasil!
***
Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!