Plantas em casa e Seus Benefícios para a Saúde Mental

flores artificiais, flores permanentes, plantas artificiais, plantas permanentes -

Plantas em casa e Seus Benefícios para a Saúde Mental

Pesquisas apontam que cercar-se de plantas em casa beneficia a produtividade no home office, reduz os níveis gerais de ansiedade e promove benefícios à saúde em geral.

 

Chegamos à sinistra marca de 1 ano convivendo com as mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus e estamos passando por um dos piores momentos da doença no Brasil. Muitas pessoas já estavam trabalhando em casa desde o início da quarentena, e mesmo quem já havia voltado para o escritório, teve que retornar ao home office por conta do novo lockdown no Estado de São Paulo e em diversos outros locais do país.

Neste 1 ano os lares se transformaram em verdadeiros ambientes de trabalho - escola - convivência familiar e tantas outras funções. Esta situação tem deixado as pessoas mais desmotivadas, desfocadas, ansiosas e cansadas física e mentalmente. Para quem trabalhava e exercia suas atividades fora, voltar para casa no final do dia era um respiro para a mente. 

A experiência de estar em casa quase 24 horas por dia se tornou gatilho para muitos danos à saúde mental, o que tem impulsionado a busca por recursos para melhorar o ambiente de casa. Um fator muito significativo para o desempenho e produtividade é a organização e a decoração no ambiente de trabalho.

Um estudo feito pela Human Spaces mostra que ter folhagens e plantas em casa, próximas ao ambiente onde você trabalha, aumenta em 15 % a sensação de bem estar e criatividade, e 6 % a produtividade. Hoje já existem empresas de arquitetura que projetam um escritório pensando nesse efeito que as plantas causam no desempenho dos trabalhadores. Ter plantas em casa é cientificamente benéfico para a saúde mental.

Cheiro-de-Saudade-Plantas-em-casa-e-saude-mental-cacto-suculenta

A conexão humana com a natureza

É humano desejar evoluir e descobrir coisas novas e esse desejo nos impulsiona sempre ao progresso e, mais mais frequente do não, nos afasta da natureza, sua simplicidade e seus numerosos benefícios.

Quando se pensa no futuro é comum imaginar carros voadores, tênis tecnológicos, edifícios inteligentes, máquina do tempo e outras invenções grandiosas. E a realidade da maioria das pessoas que vivem em zonas urbanas encontram-se em meio a prédios gigantescos, estradas, condomínios murados, usufruindo de bens materiais movidos a bateria e eletricidade como celulares, computadores e televisores. Nunca estivemos tão distantes da natureza como agora. 

Entretanto, parte da pesquisa da Human Spaces mostra que a conexão humana com a natureza não foi totalmente perdida. Quando solicitado aos participantes da pesquisa, que descrevessem uma cidade ideal, muitos participantes escolheram características não-urbanas como vegetações fartas e jardins. Sabe-se até que quando um imóvel tem uma vista agradável para a natureza, o seu valor pode aumentar consideravelmente.

Cerca de 67 % dos entrevistados desta pesquisa relataram sentir mais felicidade ao andar em ambientes bem iluminados e com acentos de cores verde, amarelo ou azul. Essas cores representam o mundo natural tais como plantas, flores e luz natural. Foi constatado que os funcionários que não dispõem de vegetação dentro de seu ambiente de trabalho se sentem mais ansiosos e às vezes entediados. Um fator-chave para aliviar a ansiedade e garantir o bem estar é reduzir os níveis de estresse. A pesquisa identificou que conexões visíveis com a natureza podem ter um efeito positivo na redução dos níveis de ansiedade.

Cheiro-de-Saudade-Plantas-em-casa-e-saude-mental-mulher-serena 

Lares mais verdes

O desejo de estar mais perto da natureza tem feito com que muitas pessoas tenham enchido suas casas ou apartamentos de plantas neste último ano. Jardins verticais em varandas, plantas pendentes nas estantes, cactos nos cantos na sala, suculentas espalhadas em todos os cômodos, vasos de flores na mesa do escritório, até o bidê do banheiro virou suporte para planta. Essas e outras alternativas têm enchido o Pinterest e as páginas de decoração do Instagram de ideias para ter plantas em casa.

Bill Browning, Sócio Fundador da Terrapin Bright Green, e um dos principais pensadores e estrategistas no ramo da construção sustentável, diz que um espaço com uma paleta de cores que passa a sensação de conexão com a natureza também pode ser percebido como sendo um lugar saudável para habitar, onde podemos nos sentir estimulados ou calmos. A psicologia evolutiva e pesquisas relacionadas sugerem que os seres humanos têm uma preferência por cores que remetem à savana, especialmente cores encontradas na vegetação saudável.

Ele também acrescenta que cores comumente encontradas em paisagens naturais e saudáveis são indicativos da presença de água limpa, vegetação rica em nutrientes, ou frutas e ou flores. Entretanto, nem todos os tons de cor transmitem a mesma resposta. Àqueles que são normalmente encontrados em vegetação morta podem ser entendidos como menos benéficos para a saúde e bem-estar.

Introduzir plantas em casa pode criar um ambiente favorável ao home office e a saúde mental, trazendo novamente um respiro para a mente de quem termina seu horário de trabalho.

Cheiro-de-Saudade-Plantas-em-casa-e-saude-mental-mulher-feliz-plantas-penduradas 

Flores e plantas artificiais

Tendo em vista todos os benefícios de cercar-se de plantas citados e comprovados até aqui, você já deve ter entendido que ter plantas em praticamente uma necessidade! :) Mas, verdade seja dita, nem todas as pessoas tem habilidades de jardinagem ou não têm tempo para o cuidado necessário que as plantas demandam.

Hoje em dia as flores e plantas artificiais são uma opção excelente para quem não tem o dedo verde ou não quer cuidar da manutenção de plantas naturais. Elas inclusive são hoje chamadas de “plantas permanentes” pois são mais resistentes, independem das estações e podem decorar qualquer ambiente da casa, mesmo que mal iluminado.

Para deixá-las com uma cara mais natural, você pode fazer lindos arranjos e plantá-las na terra mesmo. Abuse de vasos ornamentais e pedras para dar um acabamento bonito. Existem diversos modelos de todas as espécies de plantas, flores e até árvores artificiais. Não deixe de usufruir dos benefícios de ter plantas em casa, mesmo quando você não tem as habilidades e o tempo disponível. Sua saúde mental e de sua família agradecem.

Acompanhem nosso Instagram para ver dicas diárias de usos diversos das flores e plantas artificiais! ;)

 

 

 

Para saber mais sobre decoração com flores e plantas artificiais, leia as nossas outras postagens:

Como Decorar Apartamento Pequeno com Flores Artificiais

Dicas para Decorar Sua Casa Com Plantas Artificiais

 

Devido à fase vermelha na cidade de São Paulo, nossa loja não está aberta para atendimento ao público. Porém continuamos atendendo normalmente pelo WhatsApp e pelo website. Esperamos o seu contato para te ajudar a "manter a sanidade" com plantas e flores lindas neste período difícil da pandemia! 

***
A Cheiro de Saudade é uma loja de flores permanentes localizada no coração da região da Rua 25 de Março e contamos com uma equipe dedicada e especializada em ajudar os nossos clientes a concretizar qualquer ideia que eles possam ter – arranjos de centro de mesa, vasos de orquídeas permanentes, buquês de rosas permanentes, jardim vertical, dentre outros! Também contamos com diversas decoradoras e designers que são nossas parceiras e podem auxiliar nossos clientes em projetos mais elaborados como paisagismo, cenografia para fotos e festas! Atendemos a todos os nossos clientes com muito prazer, seja na nossa loja da região da Rua 25 de Março, seja na nossa loja online! Esperamos a sua visita!
***
Acompanhe a Cheiro de Saudade nas redes sociais!